Ataque Cardíaco Festas Fim de Ano

O risco de uma pessoa sofrer um ataque cardíaco depende de uma série de fatores como cigarro, pressão alta, diabetes, colesterol alto, LDL elevado e HDL baixo, vida sedentária, entre outros.

Mas, acredite, com os preparativos para as festas de fim de ano e todo o estresse que envolve esse período, o risco de ataque cardíaco aumenta e muito.

Pois é uma época do ano bastante estressante, uma vez que as obrigações familiares, sociais e financeiras se multiplicam e isso pode contribuir para a elevação da pressão arterial e agravamento dos fatores de risco para infartos.

 

Mas existem outros fatores que contribuem para aumentar o risco ataque cardíaco. Veja abaixo o que afeta a sua saúde:

– Excesso de bebida alcoólica, pois ela pode trazer sérios problemas ao fígado.

– Comida gordurosa e sal podem causar problemas gastrointestinais.

– As emoções positivas e negativas podem desencadear um derrame.

– Estresse e depressão causados pelo período podem provocar problemas cardíacos, especialmente entre hipertensos.

 

Porque Ocorre o Ataque Cardíaco

Porque ocorre o ataque cardíaco

Com o acúmulo de gordura na parede interna das artérias, que possuem apenas 2 milímetros de diâmetro e são responsáveis pela irrigação do coração, o espaço vai ficando cada vez mais estreito.

Consequentemente dificultando o fluxo do sangue, fazendo o músculo cardíaco funcionar a meia bomba. Exigindo um esforço extra.

O sangue continua a passar até que se libera a gordura. Em segundos, as plaquetas (células do sangue) aderem ao local para a formação de coágulo.

Por ser muito volumoso, ele acaba entupindo a artéria e bloqueia a passagem do sangue, que é obrigado a fazer o caminho de volta. Resultado: a região do músculo cardíaco que receberia esse sangue deixa de ser irrigada

Sem oxigênio e nutrientes, a parte afetada começa a necrosar. Se nada for feito, o coração bate descompassadamente ou pára de bombear sangue, podendo causar a morte.

Outros tipos de infarto podem parar o músculo cardíaco mesmo sem a presença de gordura nas artérias. Quando as artérias coronárias se contraem violentamente, produzindo um déficit de sangue e interrompendo a irrigação do coração.

Esse espasmo, que dura menos de um minuto, é causado por uma súbita liberação de adrenalina na corrente sanguínea. Os principais motivos para isso são o uso de drogas, estresse e até o recebimento de uma má notícia.

Sintomas Ataque Cardíaco

Fique atento aos sintomas

Alguns sintomas diz muito de como anda o seu coração, caso perceba essas alterações procure um médico imediatamente:

– Dor ou desconforto no peito que pode irradiar para costas, mandíbula, braço esquerdo e braço direito (mais raro).

​– A dor geralmente é intensa e prolongada, sendo acompanhada por uma sensação de peso ou aperto sobre tórax.

– Em casos menos frequentes, a dor pode estar localizada no abdome.

– Falta de ar: nos idosos, este pode ser o principal sintoma de um ataque cardíaco.

– Suor em excesso.

– Palidez.

 

Alteração dos batimentos cardíacos. Veja aqui taquicardia.

 

A verdade é que ninguém está está imune de sofrer risco de ataque cardíaco, mas há formas de se prevenir e curtir as festas de fim de ano livre de qualquer preocupação. Veja abaixo o que você pode fazer para não sair da linha e manter um estilo de vida saudável.

1 – Cuidado com os exageros de fim de ano: difícil resistir às tentações, mas acredite é possível elaborar um cardápio equilibrado e muito saboroso. Dê preferência para carnes magras, verduras e muitas frutas. Beba bastante água.

2. Não deixe de lado as atividades físicas: é muito natural sairmos da rotina nessa época do ano, mas procure manter sua rotina de exercícios. Você pode correr ao ar livre ou fazer uma caminhada. Só não vale ficar parado.

3 – Reduza a ingestão de sal: um alto consumo de sal nas refeições aumentam sua predisposição para desenvolver doenças cardiovasculares e sofrer ataques cardíacos.

4. Cuide da saúde do seu trato gastrointestinal: alguns problemas intestinais sérios, como a síndrome do intestino irritável, podem alterar o corpo de tal forma que levam a um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. Ingira diariamente probióticos e alimentos fermentados, eles ajudam para uma flora intestinal saudável.

5. Descanse adequadamente: durma pelo menos sete horas por noite, o sono precisa ser de qualidade. Fique atento se você estiver tendo algum distúrbio neste sentido.

6 – A acupuntura pode ajudar: ela diminui o stress, a ansiedade e melhora o bem estar físico e emocional. Além de reduzir a pressão sanguínea nas artérias.

Fique atento aos sinais do seu corpo. Faça um Check-Up regularmente.

Fique atento aos sinais do seu corpo.

Fale com a gente pelo Whatsapp e Agende um Check-Up Completo.

É rápido e fácil. Adoraremos falar com você. Chame agora!

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

APÓS DIGITAR, CLIQUE EM ENTER PARA FAZER A BUSCA...

WhatsApp