Caminhada Saudável com Barodopometria e Bioimpedância

As férias chegaram, mas isso não significa que você precise ficar parado. Saiba que a caminhada é uma atividade física que pode trazer muitos benefícios para o seu corpo, além de bem estar.

Ajuda a emagrecer, manter a saúde do coração e da mente, diminuir a ansiedade e estresse, entre outros.

Embora tenha um gasto calórico inferior ao da corrida (700 calorias por hora) ou da natação (550 calorias por hora), por exemplo, a caminhada é considerada um bom exercício aeróbico. Com perda média de 250 calorias por hora, é suficiente para gerar a redução de quilos quando conciliada com uma dieta equilibrada.

Como seu corpo reage com a caminhada

Primeiro o corpo queima oxigênio, após 30 minutos suando a camisa, os estoques de gordura passam a ser quebrados para fornecer energia, o que ajuda a emagrecer.

O exercício acelera a frequência cardíaca para abastecer os músculos de sangue. Com o tempo esse estímulo fortalece o coração.

Caminhadas regulares fazem os vasos relaxarem e o sangue circular mais fácil. Fazendo com que a pressão fique sob controle.

Bioimpedância e Barodopometria auxiliam na caminhada

Preparação para a Caminhada

Antes de iniciar a caminhada é importante tomar alguns cuidados para que seu exercício seja bem aproveitado.

O aquecimento é fundamental. No início da caminhada, os primeiros 5 minutos devem ser feitos sempre em ritmo mais lento.

Fique atento a sua respiração. Durante o exercício evite falar. Respire e inspire.

Consuma apenas alimentos leves próximo dos horários de sua caminhada. Os líquidos (água com limão ou água de coco) devem ser em pouca quantidade (não mais que 200 ml).

Evitar sol forte e frio intenso.

Após a atividade é importante fazer exercícios de alongamento envolvendo principalmente a musculatura das panturrilhas, posterior das coxas e glúteos.

Você pode realizar sua caminhada na praia, pistas ou parques.

Barodopometria

Potencialize sua caminhada

A forma como se caminha é muito importante para que os resultados sejam satisfatórios. Para isso você pode realizar o exame de baropodometria, que lhe ajudará a identificar se há algum problema na sua pisada e na sua postura, evitando alguma complicação futura, como dores na lombar, por exemplo.

Barodopometria
O teste é muito simples: você caminha descalça sobre um tapete escâner que mapeia o pé e transfere o que verificou para a tela de um computador.

Com essas informações é possível saber o seu tipo de pisada  e qual é o melhor modelo de sapato ou palmilha para você utilizar e ajudar na correção, se necessário.

As palmilhas, que podem ser usadas com tênis ou sapato, proporcionam o alinhamento da pisada e da postura, pois distribuem adequadamente as cargas e pressões exercidas nos pés, melhorando equilíbrio muscular e articular, prevenindo alterações nos membros inferiores e na coluna e aliviando dores nestas regiões.

Outro recurso muito utilizado por atletas, mas que você também pode fazer e potencializar ainda mais a  sua caminhada é o exame de Bioimpedância. Calma que vamos falar tudo sobre ele abaixo:

Bioimpedância

Este exame é feito a fim de analisar a composição corporal de uma pessoa. Ele permite o conhecimento específico do percentual do peso corpóreo, ouseja, ele esclarece a quantidade de massa magra, quantidade de água corporal e a quantidade de gordura contida no corpo,  oferecendo o valor correspondente ao IMC (Índice de massa corpórea).

O teste consiste na colocação de  dois pares de eletrodos adesivos (na mão e no pé direito do examinado), que permitem que uma corrente elétrica de baixíssima intensidade  passe pelo corpo.

Além disso é sempre muito importante conhecer melhor seu corpo, pois assim você melhora sua atividade e, consequentemente, obtém mais saúde.

Uma caminhada bem feita resulta em ótimos benefícios

Seguindo direitinho as dicas acima e não deixando a preguiça te pegar, logo você irá notar os resultados, e acredite, não vai mais querer parar de caminhar. Confira abaixo o que a caminhada pode fazer pelo seu corpo e por você.

1- Melhora a saúde do coração: certifique-se de caminhar pelo menos 4 horas por semana para evitar as doenças cardíacas, doenças cardiovasculares e derrame cerebral.

2 – Ajuda na perda de peso: já que está de férias aproveite e troque o carro ou o ônibus e comece a caminhar para seus destinos mais próximos.

3 – Regula a pressão arterial: você deve caminhar, por pelo menos, 60 minutos todos os dias para manter os seus níveis de pressão arterial sob controle.

4 – Reduz risco de diabetes: andar todos os dias pode ajudar a controlar os níveis de  açúcar no sangue, o que, por sua vez, ajuda a prevenir o diabetes tipo 2.

 

Agende sua consulta agora mesmo e comece a aproveitar todos os benefícios que a caminhada pode proporcionar para você.

Corre que ainda dá tempo (ou melhor, caminhe). Se preferir pode nos chamar pelo WhatsApp. É rápido e fácil. Teremos o maior prazer em falar com você.

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