Clínica São Paulo

Exames

 
Para avaliarmos a atividade do músculo cardíaco e detectar possíveis alterações e distúrbios que possam comprometer à prática regular de determinadas atividades físicas, realizamos:
    1. Eletrocardiograma de repouso
    2. Eletrocardiografia de esforço (esteira ergométrica)
      1. O E.C.G deve ser realizado em repouso e em esforço (Teste ergométrico) a fim de que se possa avaliar o estado do coração durante o exercício físico, porque uma pessoa pode ter um E.C.G. de repouso sem alterações, porém quando submetida ao esforço podem aparecer alterações significativas que possam sugerir doença cardíaca, principalmente isquemia miocárdica*¹.

O check-up cardiológico completa-se com um exame Ecocardiográfico que estuda a anatomia do coração e a função das válvulas cardíacas mostrando possíveis anomalias e distúrbios mais graves.

    1. Eletrocardiografia Dinâmica (sistema Holter 24/3 canais)
      1. Holter é o registro eletrocardiográfico contínuo durante 24 horas. O indivíduo fica com um gravador acoplado no cinto e continua com suas atividades habituais. Por isso é um exame importante para esclarecer algumas queixas que são intermitentes. Permite fazer a correlação de alterações eletrocardiográficas com sintomas tais como, palpitação, tontura, dor no peito,falta de ar, além de registrar alterações assintomáticas. É útil para identificar isquemia silenciosa que ocorre com incidência maior em diabéticos.
      2. A eletrocardiografia dinâmica é o registro eletrocardiográfico contínuo durante um período de 24 a 48 horas, realizado durante as atividades cotidianas do paciente e, também, durante o período do sono.
    1. Ecocardiografia Bidimensional com Colordoppler Doppler
      1. O  ecocardiograma, melhor chamado de ecocardiograma bidimensional com doppler, é uma modalidade de ecografia (exame que usa ondas sonoras para obter imagens) que, associada ao doppler, permite obter informações detalhadas sobre a estrutura e o funcionamento do coração.

O doppler é uma técnica que permite avaliar o fluxo do sangue que circula através das diversas estruturas do coração, com as válvulas cardíacas. O ecocardiograma apresenta três modalidades principais: ecocardiograma de repouso, ecocardiograma  de estresse e o ecocardiograma transesofágico.

    1. Ecocardiografia Bidimensional com mapeamento de fluxo de cores
      1. Avalia-se a estrutura anatômica do coração como espessura do músculo cardíaco, funcionamento das válvulas cardíacas, tamanho dos átrios e ventrículos etc.

 

    1. Stress Ecocardiografia
      1. É usada na investigação de isquemia cardíaca e deve ser realizada em conjunto com teste ergométrico (ecocardiografia de stress físico) ou em conjunto com medicações que aumentam a freqüência cardíaca (ecocardiografia de stress farmacológico). Exame de alta fidelidade no diagnóstico de isquemia cardíaca.
    1. CETE (Cardio Estimulação Transesofágica)
      1. É um exame utilizado para identificar arritmias supraventriculares, podendo também ser utilizado para a reversão de uma taquicardia supraventricular sustentada. Para sua realização utiliza-se um fino eletrodo de silicone que é introduzido pelo orifício nasal, através do qual obtém-se o registro da atividade elétrica do coração e ao mesmo tempo é possível estimulá-lo.
    2. MAPA (Monitoração Ambulatorial de Pressão Arterial)
      1. A MAPA é um método automático de medida indireta da pressão arterial durante 24 horas, enquanto o paciente realiza suas atividades rotineiras, inclusive durante o sono.
      2. É importante ressaltar que ainda não existe evidência de que esse método deva ser empregado na avaliação rotineira do paciente hipertenso, não substituindo portanto, a avaliação clínica do paciente e a medida da pressão arterial de consultório.
 
< VOLTAR
 
 
 

Notícias

 

Cadastro

Cadastre-se e receba informações da Clínica São Paulo em seu email
Nome:
Um valor é necessário.
E-mail:
Um valor é necessário.Formato inválido.
 
Av. São Paulo, 154 - Socorro - CEP 08780-570 - Mogi das Cruzes - SP | PABX (0**11) 4798-2522