Hipertensão

O movimento de contração do coração e das artérias é responsável por espalhar sangue por todo o corpo. Quando esta força de pressão do sangue é muito intensa, temos a hipertensão – pressão alta no ditado popular -, que pode causar danos à saúde.

 

Como devo medir?

A medição da pressão arterial é realizada por aparelhos específicos, chamados tensiômetro ou esfigmomanômetro. As variações podem ser relativamente grandes e ainda estarem nos níveis de normalidade. Por exemplo, a pressão natural de certas pessoas pode ser 12/8 e de outras 10/6, mas os valores iguais ou superiores a 14 (máxima) e 9 (mínima) são perigosos para todos.

 

Quais são os sintomas?

Alterações no bombeamento de sangue tem sintomas característicos, como mudança na visão, dor de cabeça, falta de ar, palpitações e tontura. Entretanto, a hipertensão é, de modo geral, silenciosa, por isso é importante criar uma rotina de medição da pressão arterial.

 

Principais causas da hipertensão?

As causas estão, em sua maioria, relacionadas aos maus hábitos de saúde, como obesidade, estresse e alimentação. O sobrepeso, por exemplo, pode adiantar em até 10 anos o surgimento da hipertensão. E o consumo exagerado de sal, frituras e gorduras também são grandes riscos para o seu corpo. Fatores externos, como histórico familiar e envelhecimento, também são desencadeadores da doença.

 

Prevenção e controle

Para prevenir a doença, é importante seguir algumas dicas

  • Mantenha o peso adequado: você pode consultar um endocrinologista e mudar os seus hábitos alimentares com uma nutricionista.
  • Não abuse do sal: procure receitas com temperos diferentes que não façam uso de sal, os pratos ficaram deliciosos de qualquer jeito.
  • Pratique atividade física regular: aproveite as aulas de pilates e as caminhadas solidárias da clínica. Troque também atitudes mais simples, como usar a escada.
  • Consulte um médico regularmente: consulte um dos especialistas da Clínica São Paulo, como o nosso cardiologista, Dr. Marcos Molina.

 

Se interessou pelo assunto e quer dar mais atenção à sua saúde? Então marque uma consulta com os médicos pelo nosso WhatsApp: www.bit.ly/FaleComCSP

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

APÓS DIGITAR, CLIQUE EM ENTER PARA FAZER A BUSCA...

WhatsApp