Exames que podem salvar vidas
Teste o seu coração com os exames cardiológicos da Clínica São Paulo. Saiba como prevenir infarto, hipertensão, arritmia cardíaca e até tumores.

As doenças cardiológicas ou doenças do coração são as principais causas de mortes no Brasil. Mas por meio de testes, como o Holter e o Mapa de 24 horas é possível detectar problemas, começar o tratamento o mais rápido possível e aumentar a sua expectativa de vida . Vamos lá?

Exame de Holter – Para que serve
O Exame de Holter mede o funcionamento do coração por 24 horas. O exame serve para detectar arritmias cardíacas ao registrar os batimentos cardíacos por um longo intervalo de tempo. O cardiologista pode solicitá-lo para ajudar a diagnosticar problemas que se escondem em exames mais curtos ou quando o paciente se queixa de desmaio, palpitação e tontura.

Exame de Holter – Recomendações
Para realizar o Exame de Holter 24 horas, o paciente deverá vir até a Clínica São Paulo para instalação do aparelho. O mesmo começará a gravar o número de batimentos do seu coração e eventuais alterações no ritmo.

Durante as 24 horas de teste, o paciente seguirá sua rotina normalmente, podendo trabalhar, dormir e comer enquanto o Holter faz as medições. O único impedimento é que o paciente não poderá tomar banho.

No dia seguinte, na clínica, as informações do Holter são recolhidas e analisadas pelo cardiologista, bem como as anotações das principais atividades realizadas no dia do exame e eventuais sintomas sentidos pelo paciente.

Exame de Mapa – Para que serve
No exame de mapa, é possível realizar a medição automática da pressão arterial. Durante as 24 horas, o Mapa faz a medição a cada 20 minutos e, de noite, a cada 30 minutos. O exame é solicitado quando o cardiologista suspeita de Hipertensão Arterial (quando é elevada apenas no consultório) ou Normotensão (quando está normal no consultório e elevada no dia a dia). O Mapa também é utilizado para avaliação do tratamento de problemas de pressão.

Exame de Mapa – Recomendações
Os dados, das 24 horas, também são recolhidos e analisados pelos médicos profissionais da Clínica São Paulo, onde é feita uma avaliação do tratamento anti-hipertensivo, dos sintomas e da pressão arterial baixa (hipotensão)

• Deve-se evitar a prática de exercícios físicos durante as 24 horas que precedem o exame;
  • Em caso de uso de medicamentos, o paciente deve listar as doses e os horários;
  • O Exame de Mapa deve ser marcado em um dia de atividades habituais;
  • Recomenda-se que o paciente tome banho antes do exame, já que o aparelho não pode molhar.

Vamos salvar centenas de corações? Compartilhe este blog com os seus amigos e familiares e marque uma consulta com o nosso cardiologista, Dr. Marcos Molina, pelo WhatsApp: www.bit.ly/FaleComCSP