3ª ou 4 ª idade

Descubra se você se encaixa na 3ª ou 4ª idade, conheça a sua saúde e garanta uma longevidade saudável

Você de fato sabe a sua idade cronológica e biológica? A cronológica é fácil, afinal não deixamos de soprar as velinhas todos os anos, pois ela é a data na qual nascemos. Agora, saber qual a nossa idade biológica não é tão simples assim. De certa forma ela é a mais importante, e depende da sua qualidade de vida adquirida no dia a dia.

A idade biológica é definida como a descrição do desenvolvimento de um indivíduo com base em biomarcadores. Um biomarcador é um evento celular ou molecular gravável. Olha para as pessoas como elas são, e não necessariamente conforme a data em que nasceram. Por exemplo, você pode ter 60 anos na idade cronológica e uma idade biológica de 40 anos.

Na maioria dos casos os seres humanos seguem a mesma via biológica mas, conforme o tempo passa, as pessoas da mesma idade cronológica podem apresentar diferentes estágios de envelhecimentos.

As razões para isso podem ser genéticas mas, principalmente, os hábitos alimentares e estilo de vida é que são a grande diferença. Por isso é tão importante você se conhecer para poder se prevenir.
É possível retardar ao máximo o processo de envelhecimento, que nada mais é, que a perda progressiva de reserva funcional associada a maior incidência de processos patológicos.

Saiba sua idade biológica por meio de exames

Idade Biológica

É possível avaliar a idade biológica por meio de um simples exame de sangue, chamado telomerase. Ele avalia os telômeros, a capinha em torno do cromossomo e é realizado uma média da idade celular que, posteriormente, é comparado com a idade cronológica.

O exame também é capaz de detectar possíveis doenças relacionadas ao envelhecimento que a pessoa tem predisposição de desenvolver, como diabetes e pressão alta.
Retarde o envelhecimento e tenha uma qualidade de vida melhor (e maior!)

Aqui listamos para você alguns cuidados que podem melhorar muito a sua idade biológica e atingir a longevidade de forma positiva.

  • Alimentação adequada: comer com qualidade, dando prioridade a frutas, legumes, verduras e fibras no cardápio diário.
  • Qualidade no sono: no momento do sono o organismo renova renova várias células.
    Exposição à luz solar: por pelo menos 20-30 minutos, ajuda, entre outras funções, a estimular a produção de serotonina e vitamina D.
  • Cuidado com o intestino: é importante para que não haja um desequilíbrio comprometendo a absorção de nutrientes.
  • Fuja do sedentarismo e faça atividade física: não precisa virar um atleta de elite (mas caso queira estamos na torcida). Procure fazer caminhadas regulares. Temos ótimas dicas nesse artigo aqui.
  • Evite consumir bebidas alcóolicas.
  • Beba muita água

 

Faça o teste da elasticidade

teste de elasticidade da péle

Você sabia que a elasticidade da nossa pele também pode revelar a nossa idade biológica? Faça o seguinte:

Belisque a parte de cima da mão. Fique segurando por 10 segundos e depois solte. Observe quanto tempo leva para a pele voltar ao lugar sem deixar marcas.

Confira:

  • 20 anos: se até um segundo
  • 30 anos: se até dois segundos
  • 40 anos: se até três segundos
  • 50 anos: se até quatro segundos
  • 60 anos ou mais: se cinco segundos ou mais.

 

Agende seus exames agora mesmo e garanta uma longevidade mais saudável e feliz.

Se preferir pode nos chamar pelo Whatsapp. É rápido e fácil. Teremos o maior prazer em falar com você.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

APÓS DIGITAR, CLIQUE EM ENTER PARA FAZER A BUSCA...

WhatsApp