Entenda os benefícios da Acupuntura e da Laserpuntura para doenças como Tendinite e Bursite. 

 

Nós sabemos como inflamações, Tendinites e Bursites podem gerar complicações e impedimentos em nossas vidas. Este sentimento de incapacidade pode, inclusive, gerar tristeza profunda e até mesmo depressão. Por isso é muito importante ficar atento à sua saúde e procurar as melhores soluções para o seu quadro.

Seja bem-vindo ao blog da Clínica São Paulo. Esperamos que você saia daqui com respostas mais claras e a vontade de voltar sempre para manter um constante aprendizado sobre a sua saúde. Vamos lá?

Doenças
Antes de começarmos a falar sobre o tratamento de cada uma das doenças por meio da Acupuntura e da Laserpuntura, é importante compreender o que, de fato, são as famosas inflamações, Tendinites e Bursite. Tem algum palpite? Vamos ver se você está correto:

 

Inflamação
A inflamação é a origem das doenças que explicaremos a seguir, ou seja, o surgimento de uma inflamação pode desenvolver, posteriormente, a Tendinite ou a Bursite. A caracterização de uma doença ou de outra dependerá da sua localização. Ainda está confuso? Então continue lendo para entender melhor.

Tendinite
Como falamos, a Tendinite é a inflamação ou irritação de um tendão, a parte final do músculo com corda fibrosa que faz a fixação dos músculos aos ossos. Estes tendões têm a sua principal função baseada em transmitir força de contração muscular para mover um osso.

A Tendinite pode ser classificada em diferentes subtipos, dependendo da localização de incidência da doença:

  • Entesite: Tendinite de inserção;
  • Tenossinovite: inflamação da bainha sinovial tendínea;
  • Peritendinite: inflamação da junção músculo-tendínea; 
  • Tendinite ossificante: cronificação da inflamação com depósito cristal de hidroxiapatita.


Bursite
Mas e a Bursite? Qual a diferença entre ambas as doenças? Entenderemos essas questões a seguir:

A Bursite também é uma inflamação ou irritação, mas localizada na “Bursa”. Este nome que, provavelmente, você nunca havia escutado significa uma pequena bolsa localizada entre os ossos e outras estruturas móveis, como músculos, peles ou tendões. A Bursa tem a função de permitir e facilitar um melhor deslizamento entre as estruturas.

Sintomas
Como os tendões e as bursas estão localizados próximo às articulações, qualquer processo inflamatório nestes tecidos será notado por sintomas parecidos e frequentemente apontados pelo pacientes: dor na articulação. Essa semelhança pode, muitas vezes, gerar um diagnóstico incorreto, por isso é importante consultar um médico de confiança. Veja quais são as características dos sintomas:

  • Dor e rigidez, agravadas por movimentação;
  • Dor noturna;
  • Inchação local.

 

Tratamento
Qualquer tendão ou bursa pode ser afetado, mas os mais comuns são os das seguintes regiões: cotovelos, dedos, joelhos, ombros, pés, punhos, quadris e tornozelos. As Tendinites e Bursites são, na maioria das vezes, temporárias, mas é primordial que você consulte um especialista para tratar o quanto antes e evitar que virem doenças crônicas.

A causa geralmente se dá pelo trauma local ou “overuse” (excesso durante trabalho, jogos ou uso de aparelhos tecnológicos). Já a Bursite é um pouco mais específica e também pode ser causada por condições reumáticas, metabólicas, infecciosas ou sem causa reconhecida (idiopática). Identificou alguma dessas situações em sua vida?

O tratamento dependerá do seu médico, mas poderá ser feito com intervenção de medicamento ou soluções menos agressivas, como Acupuntura ou Laserpuntura. Veja os benefícios das técnicas para a sua cura.

Acupuntura
A Acupuntura é um tratamento eficaz, apontado por muitos estudos, para alívio da dor e prevenção de novas crises. A técnica, nesses casos, é focada em tirar dores, desinflamar a região afetada e ainda melhorar a circulação do sangue.

O procedimento não apresenta efeitos colaterais, sendo minimamente invasivo e indolor, mas desde que seja realizado por profissionais habilitados e experientes.

A Acupuntura é altamente recomendável, pois ela age diretamente nos pontos inflamados e doloridos. Muitos pacientes, inclusive, têm buscado a técnica milenar chinesa como tratamento de Tendinite e Bursite para fugir das fortes medicações tradicionais, que muitas vezes só curam os sintomas.

O tratamento é simples de compreender: o acupunturista insere agulhas nos meridianos do corpo. Os pontos são escolhidos com base em cada quadro clínico. As sessões duram em torno de 30 minutos e recomenda-se uma sessão por semana durante três meses e após este período é feita a reavaliação para estabelecer em que periodicidade se fará o controle.

Laserpuntura
A Laserpuntura segue os mesmos princípios da Acupuntura, mas é feita com aplicação de lasers no lugar de agulhas. A luz do laser é um tipo de radiação eletromagnética cuja energia pode ser transferida para a célula humana. Este deslocamento de energia luminosa para energia química possibilita a cicatrização, redução da inflamação e analgesia.

A caneta do laser é colocada sobre a pele, nos pontos determinados pelo diagnóstico, assim como na Acupuntura. O tempo de estimulação do ponto pode ser de até 2 minutos. E cada sessão dura em média 45 minutos. Durante o tratamento o paciente fica mais relaxado, confortável e confiante, pois é totalmente indolor e proporciona ação anti-inflamatória e analgésica imediata.

A vantagem da Laserpuntura em relação à Acupuntura é que os pacientes muito agitados ou que têm medo de agulha podem se sentir mais à vontade. E no caso de bebês, crianças ou idosos que possuem a pele mais sensível, o tratamento com Laserpuntura é muito indicado.

Uma vez que se controla a tendinite ou bursite, é preciso atuar com a prevenção e correção dos fatores causais, como melhora da ergonomia, da qualidade muscular e, principalmente, da autoestima. Então já sabe, né? Está na hora de diminuir o uso das redes sociais, controlar o uso de videogames dos filhos e melhorar a postura no trabalho.

Quer iniciar já o seu tratamento com a Clínica São Paulo? Marque uma consulta com os nossos profissionais via WhatsApp: www.bit.ly/FaleComCSP 

Esperamos que você tenha tirado as suas dúvidas sobre os tratamentos. Mas se ainda sobrar algum questionamento, é só entrar em contato pelo mesmo link que te explicamos.

 

 

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

APÓS DIGITAR, CLIQUE EM ENTER PARA FAZER A BUSCA...

WhatsApp