Entenda a importância de realizar exames para um diagnóstico precoce

 

Você nunca deve ignorar os sinais que seu coração emite, como por exemplo, cansaço e palpitação.

Alguns sintomas podem indicar que há algo de errado com ele e o diagnóstico precoce pode ajudar a prevenir um ataque cardíaco ou facilitar a descoberta de alguma doença do coração.

Para ficar atento e evitar que as doenças cardiovasculares se agravem, e levem à morte súbita, é sempre importante um acompanhamento criterioso. Principalmente, para quem já tem casos na família.

 

O que causa o cansaço e palpitação cardíaca

Normalmente, o coração fica acelerado depois de uma emoção ou esforço físico forte. Mas o que faz o coração acelerar nem sempre é um bom sinal. Quando a taquicardia se torna frequente pode indicar transtornos de ansiedade ou problemas cardíacos.

Quando a palpitação vem acompanhada de outros sintomas, como dor no peito, falta de ar, palidez e desmaios, pode ser indício de algo mais grave como um infarto.

Outro sinal que pode indicar que algo não está bem é o cansaço excessivo. A fadiga é o primeiro sintoma que indica que o seu coração precisa de atenção.

Quando ele está fraco ou dilatado, não bombeia o sangue com eficiência, causando a fadiga. Por isso, ela é o primeiro sintoma de inúmeras doenças cardíacas: angina, infarto agudo do miocárdio, pós-infarto, artérias entupidas, pressão alta, insuficiência cardíaca, arritmia, doenças valvulares, fibrilação atrial, entre outras.

Saber diferenciar o motivo da aceleração cardíaca nem sempre é fácil e pode confundir na hora de buscar ajuda profissional.

Procure observar o que acontece antes e durante a sensação de taquicardia. Normalmente quem tem a doença cardíaca tem palpitações não causadas por tensão.

Ao contrário de pessoas muito nervosas, ansiosas ou que têm histórias de medos e fobias, pois apresentam palpitações e não necessariamente tem alguma doença cardíaca.
Por esta razão, vale lembrar, é muito importante procurar um cardiologista e realizar exames específicos para a confirmação.

 

Realizando o teste ergométrico ou o exame MAPA você pode detectar alterações e tratar de forma preventiva.

 

Dos métodos disponíveis para diagnóstico de pacientes com hipertensão, a MAPA (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial) de 24 horas é um dos mais úteis e estudados.

Têm como vantagens a obtenção de vários valores de pressão arterial (PA) e em condições do dia a dia do paciente, o que aumenta seu poder de identificar o risco cardiovascular das pessoas.

O Teste ergométrico, também chamado teste de esforço, é um exame que mede a frequência cardíaca, o ritmo cardíaco, a pressão arterial e outros parâmetros cardiológicos durante um esforço físico gradual e crescente feito ao caminhar ou correr numa esteira rolante ou numa bicicleta ergométrica.

Alguns sinais de problemas cardiovasculares só ficam evidentes quando se exige um esforço cardíaco maior.

Agende agora mesmo uma consulta. Se preferir, pode nos chamar pelo Whatsapp. É rápido e fácil. Teremos o maior prazer em falar com você.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

*

APÓS DIGITAR, CLIQUE EM ENTER PARA FAZER A BUSCA...

WhatsApp