Todo mundo já está cansado de saber que o sedentarismo é um grande problema. Mas, o que muitos não sabem é que ele é a quarta causa de morte no mundo. Acredita-se que 46% da população brasileira seja sedentária. Hoje em dia, as pessoas passam, em média, mais de 7 horas do dia sentadas e ainda existem muitas que chegam a ficar 15 horas em uma cadeira.

 

Até aí tudo bem, não é? Não!!! Ficar sentado por muito tempo aumenta o risco de diversas patologias, incluindo doenças cardiovasculares, além de obesidade, diabetes e até câncer, mesmo que a pessoa faça exercícios físicos. A inatividade provocada pelo excesso de tempo sentado provoca mudanças prejudiciais nos músculos, aumentando a resistência à insulina e do nível de gordura no sangue, o que pode levar a uma série de problemas cardiovasculares.

 

No entanto, nem todos ficam sentados apenas porque querem, mas sim porque precisam – o número de pessoas que trabalham em frente ao computador cresce cada vez mais. Por isso é muito importante que você busque maneiras de reduzir o impacto que o sedentarismo pode causar. Lembre-se sempre que você deve ser a pessoa mais preocupada com a sua saúde.

 

Então, o primeiro passo é buscar orientação profissional. Agende uma consulta com um clínico geral. Ele vai te orientar e marcar exames para entender como anda a saúde do seu corpo.

 

Alguns hábitos simples também podem te ajudar (e muito). Pode ser em casa, no trabalho, no lazer, não precisa ser exatamente em uma academia. Engana-se quem associa atividade física a um esforço extremo. Para se cuidar, prevenir doenças e manter o corpo saudável, é bem mais simples do que muitos imaginam.

 

Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:

  • Evite andar de carro para trajetos curtos. Andar é muito importante;
  • No trabalho, levante-se para tomar água algumas vezes. A hidratação é importante também;
  • Ao se levantar, alongue-se e estique bem o corpo. Tente fazer alongamento algumas vezes ao longo do dia, inclusive ao acordar;
  • Caso tenha condições físicas e seja possível, prefira sempre a escada;
  • Faça caminhada regularmente;
  • Se for possível, busque praticar uma atividade com orientação de um profissional. Busque fazer algo que você goste e que te traga alegria;
  • Ande de bicicleta;
  • Visite o médico regularmente.

 

Aqui na Clínica São Paulo contamos com uma equipe multidisciplinar e totalmente preparada para cuidar de você. Agende uma consulta pelo (11) 4798-2522. Nós ficamos na avenida São Paulo, 154 – Jardim Armenia, Mogi das Cruzes – SP.

 

 

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