Popularizado em todo o mundo, o Pilates, modalidade de exercício criada por Joseph Pilates, possui muitas variações. Uma delas é o Pilates terapêutico e ele possui muitos benefícios no alívio de dores e na reabilitação de um trauma físico, como quedas e acidentes.
Nunca ouvi falar em pilates terapêutico? Então, veja este conteúdo até o final e saiba mais sobre essa técnica que combina exercícios físicos com atividades fisioterápicas.
Diferença entre pilates e pilates terapêutico
O pilates é um exercício físico focado na flexibilidade, força e equilíbrio. E, para isso, os movimentos e atividades são realizados de forma pausada, sempre em sintonia com a respiração.
Até por isso, há quem chame o pilates de meditação em movimento, uma vez que as técnicas meditativas têm como objetivo melhorar o foco e a concentração. E, para isso, é utilizada a respiração como ponto focal.
Já o pilates terapêutico é uma variação do pilates tradicional, uma vez que realiza exercícios físicos de flexibilidade, força e respiração, além de movimentos combinados com exercícios fisioterápicos. E eles são específicos para cada paciente.
Dessa forma, antes de iniciar os exercícios, a pessoa precisa de uma avaliação médica bem profunda, identificando a causa da dor ou qual parte do corpo necessita de uma reabilitação. Essa é a maior diferença entre as modalidades.
Com isso, serão definidos os exercícios mais indicados e também a quantidade de sessões. Além de avaliar a necessidade de outras terapias complementares, como acupuntura, por exemplo.
Quem pode fazer pilates terapêutico?
Pessoas com diagnóstico de escoliose, hérnia de disco, lesão no joelho ou ombro, que ficam muito tempo na mesma posição (sentado ou em pé), gestantes e mulheres em pós-parto, idosos, pessoas que sofreram traumas físicos.
O Pilates terapêutico atua de maneira corretiva, no caso de traumas e lesões, por exemplo, e também preventiva, melhorando a postura e reduzindo danos causados pela má postura. Assim evita-se o aparecimento de novas dores e problemas.
Vale ressaltar que todas as atividades do pilates terapêutico são personalizadas e que os exercícios (tipos e quantidade de sessões) são ajustados de acordo com a evolução do paciente.
E também que este tipo de pilates é indicado como tratamento complementar e deve ser ministrado por um instrutor especializado.
Antes de começar
Mesmo que você sinta dores ou tenha se identificado como uma das situações citadas acima, ainda não é hora de procurar na internet “onde fazer pilates terapêutico?”. O primeiro passo é procurar um ortopedista, que te indicará a necessidade de fisioterapia.
Já o fisioterapeuta, irá avaliar seu caso e se o pilates terapêutico é indicado para ajudar no alívio das suas dores e reabilitação motora. Ambas as especialidades médicas, Ortopedia e Fisioterapia, você encontra aqui na Clínica São Paulo.
Além de exames laboratoriais e de imagens, e outras terapias. Na Clínica São Paulo você tem acesso aos melhores médicos e exames para cuidar da sua saúde.
Gostou do conteúdo? Então não deixe de agendar sua avaliação fisioterápica agora mesmo na Clínica São Paulo. Realize seus agendamentos por diferentes canais como site, APP e telefone.
Conheça também nosso Instagram!
Nova data: Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024.
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Esperamos você para acompanhar essa transmissão exclusiva em nosso Instagram. Será uma oportunidade única para conhecer mais sobre nossos serviços nos EUA e participar dessa nova fase da clínica.
Clique no link ao lado e não perca. Instagram da Clínica São Paulo: https://www.instagram.com/clinicaspmogi/
Nos vemos lá.