As sequelas de covid podem ocorrer durante a doença e até mesmo depois de já ter sido curada. Por isso, não são poucas as pessoas que relatam sintomas como falta de ar, perda de massa muscular, fadiga, mal-estar, entre outros.
Neste caso, um profissional que tem se mostrado cada vez mais importante é o fisioterapeuta. A partir de exercícios específicos, esses sintomas podem ser tratados. Quer saber como? Então leia!
Você já ouviu falar em pós-covid? Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) desenvolveu uma definição desse termo, com base em casos clínicos. Os sintomas dela são similares aos da doença em si.
Para entender isso, a OMS utilizou uma metodologia que incluiu uma série de locais no mundo, com um grande número de pacientes e de pesquisadores. Assim, todas as regiões foram representadas.
De acordo com a instituição, o pós-covid ocorre em indivíduos que tiveram caso provável ou confirmado da doença. Além disso, costuma acontecer 3 meses após o início dos sintomas do coronavírus, e pode durar até 2 meses.
Outro fator importante é que, de forma geral, essas sequelas de covid não podem ser explicadas por um diagnóstico alternativo, como uma outra doença que este paciente possa ter. Ou seja, a principal hipótese deve ser pela infecção por SARS CoV-2.
Já com relação aos sintomas do pós-covid, a organização internacional destaca a fadiga, a falta de ar, a perda de movimentos e algumas disfunções cognitivas, por exemplo. De modo complementar, também é ressaltado o impacto que esses sintomas têm na vida do paciente.
Por fim, com relação aos sintomas, eles podem iniciar após a doença ou persistirem desde a infecção. Ademais, também pode haver aumento ou diminuição desses quadros ao longo do tempo.
Portanto, pode variar quando e a intensidade com que ocorrem as sequelas da covid. Ainda assim, estes sintomas impactam diretamente na vida da pessoa, que tem uma piora na qualidade de vida.
Por isso, a fisioterapia tem sido uma importante ferramenta para esses quadros. Dessa forma, ela auxilia na melhora dos sintomas das sequelas de covid, como você vai ver abaixo.
Assim como falei acima, a covid pode deixar sintomas que persistem. Então, para tratá-los, o papel dos fisioterapeutas tem sido cada vez mais importante.
Porém, antes de tudo, saiba que o acompanhamento com um médico também se faz necessário. É ele quem determina se o paciente está ou não liberado para atividades físicas e em qual intensidade, por exemplo. Dessa maneira, médico e fisioterapeuta atuam lado a lado.
Então, após ter passado pela avaliação médica, o paciente enfim chega ao fisioterapeuta. A partir daí é realizada uma avaliação para determinar quais são as sequelas de covid existentes. Neste momento é que são feitos alguns testes, como os motores.
A partir disso, é traçado qual será o plano para tratar das possíveis sequelas. Assim, o plano de exercícios é criado com base em alguns mais padronizados e outros específicos para as necessidades de cada pessoa, tendo em vista que os sintomas mudam de paciente para paciente.
Em geral, o tratamento pode variar também em duração no tempo. O mais comum é que vá desde seis semanas a até três meses, a depender do quadro. No entanto, desde as primeiras semanas já é esperada alguma melhora.
Assim como foi dito acima, a fisioterapia é capaz de tratar as sequelas de covid que ficam mesmo após a doença. Por isso, podemos dizer que há benefícios bastante evidentes desta prática, como os descritos abaixo.
Primeiramente, vale destacar que a fisioterapia tem um papel importante na melhora da respiração nas sequelas pós-covid. Para isso, por exemplo, pode ser feito um tratamento com base em exercícios voltados para a recuperação.
Desse modo, o fisioterapeuta traça um plano que resulta em melhoras perceptíveis. Em geral, os pacientes declaram um avanço nos índices de saturação e a melhora no quadro de falta de ar, por exemplo.
Tenha em mente que o sistema respiratório é especialmente afetado pela doença, embora não seja a única região do corpo que possa sofrer. A Associação Brasileira de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva (Assobrafir) destaca que pacientes que tiveram covid grave têm um risco 59% maior de ir a óbito após a infecção. Estes dados reforçam a importância da presença do fisioterapeuta no cuidado do quadro.
Outro ponto de importante destaque na fisioterapia para covid-19 é que ela ajuda na recuperação da massa muscular que foi perdida com a doença.
Pense que muitos pacientes sofrem essa perda justamente por força da doença. Sendo assim, o impacto que o SARS-CoV-2 tem no organismo, o período em internação que muitos têm de passar e os sintomas podem culminar neste problema.
Assim como no caso dos problemas respiratórios, o fisioterapeuta aqui faz parte de uma equipe multidisciplinar focada na melhora do quadro. Por isso, também há exercícios específicos, que serão feitos de acordo com o aval do médico.
Um outro fator que afeta a qualidade de vida do paciente que tem ou teve covid é de sintomas como a fadiga, o cansaço e o mal-estar. Eles ocorrem por diversos motivos e estão entre os mais comuns.
Para isso, porém, o papel da fisioterapia também pode ser importante. Os mesmos exercícios respiratórios e cardiovasculares que já mencionei ajudam na recuperação destes sintomas.
É um fato que muitos pacientes sofrem com outros problemas durante ou após a covid. Entre eles, estão a ansiedade, a depressão e o estresse.
Embora aqui também seja indicada a terapia e o acompanhamento com outros profissionais, o fisioterapeuta também pode auxiliar. Neste caso, isto costuma ocorrer em particular por conta do avanço nos outros quadros.
Assim, ao passo que o seu corpo vai voltando ao normal, a sua qualidade de vida melhora. Dessa maneira, a resolução de problemas emocionais associados à doença tende a ter um maior índice de sucesso.
Aqui na Clínica São Paulo, temos fisioterapeutas capacitados para atendê-los! Clique aqui para conhecer nossos profissionais!
Nova data: Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024.
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Esperamos você para acompanhar essa transmissão exclusiva em nosso Instagram. Será uma oportunidade única para conhecer mais sobre nossos serviços nos EUA e participar dessa nova fase da clínica.
Clique no link ao lado e não perca. Instagram da Clínica São Paulo: https://www.instagram.com/clinicaspmogi/
Nos vemos lá.