E então, você já ouviu falar de telemedicina? Cada vez mais as vantagens dessa prática têm sido reconhecidas tanto pelas entidades de saúde quanto pelos pacientes, em especial após o início da pandemia.
Ainda assim, porém, muitos ainda têm dúvidas com relação a algumas questões – por exemplo, como marcar. No entanto, como você vai ver hoje, não há nada para se preocupar. Acompanhe para entender!
Para começar, você sabe o que é a telemedicina? Durante o período de pandemia, provavelmente você já deve ter ouvido falar nela pelo menos uma vez. Afinal, com todos em casa, ela virou ainda mais uma tendência.
Pois bem, na verdade, a telemedicina é reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) pelo menos desde os anos 1990. No entanto, ainda não fazia parte da realidade e do contexto brasileiro, por uma série de motivos.
Assim, ela pode ser definida como uma forma de aplicar recursos tecnológicos para exercer a prática da medicina de forma remota. Ou seja, é um modo de utilizar a medicina à distância, para que possa chegar a mais pessoas.
Isso, então, é realizado a partir das ferramentas de tecnologia da informação desenvolvidas nas últimas décadas. Dessa maneira, utilizam-se em especial os dispositivos como computador, tablet ou celular.
Por isso, ela pode ser vantajosa por permitir, por exemplo, que consultas online sejam feitas. Portanto, consegue chegar a pacientes que não teriam condições de se deslocar para ir ao médico, como quem mora mais afastado a grandes centros.
No caso brasileiro, a regulamentação ainda é incipiente. Primeiramente, a telemedicina era restrita apenas à troca de conhecimentos e à emissão de laudos, sem abranger as consultas online.
Porém, ainda em 2019, antes da pandemia, o Conselho Federal de Medicina (CFM) aprovou uma nova regulamentação ainda. Após isso, com o surgimento da Covid-19, novas medidas passaram a serem aceitas e adotadas neste campo.
Sendo assim, estas medidas ajudaram a diminuir aglomerações e a levar o atendimento médico à distância a mais pessoas. Entre os instrumentos aprovados, vale destacar a Lei Nº 13.989/2020.
Tendo em vista o que vinha sendo dito acima, perceba que a telemedicina é uma nova forma de como ter a sua consulta. Além disso, ela pode ser feita de várias formas, e abrange desde a triagem de pacientes até a capacitação de profissionais.
Vale destacar, no entanto, que ela só pode ser exercida por profissionais de saúde que tenham qualificação. Ou seja, não marque uma consulta com qualquer pessoa se ela não for um profissional credenciado na sua área de atuação (medicina, fisioterapia, nutrição, etc).
Dito isso, saiba que existem quatro formas principais às quais a telemedicina funciona. Elas são as seguintes:
Note, portanto, que existem algumas opções quando falamos em telemedicina. Ainda assim, para pacientes, os mais comuns são as consultas online (principalmente após a pandemia) e a emissão de laudos.
Agora que já falamos quase tudo sobre a telemedicina, falta um ponto muito importante. E então, você sabe quais são os benefícios dela? Por que essa forma de fazer a medicina tem conquistado tanta gente?
Primeiramente, a telemedicina ajuda a otimizar o tempo. Pense que, marcando uma consulta online, por exemplo, você não precisa perder um longo período de deslocamento até o consultório ou clínica.
Existem locais em que os serviços de saúde não chegam adequadamente. Dessa forma, a telemedicina auxilia as pessoas desses lugares a terem um atendimento de qualidade com o especialista que necessitam.
Infelizmente, nosso sistema de saúde muitas vezes pode sofrer com lentidão. Então, a modalidade das consultas online permite mudar isso, dando mais agilidade às consultas e oferecendo novas opções aos pacientes.
Uma vez que você pode ter a opinião de especialistas e laudar à distância, a qualidade tende a melhorar. Desse modo, o paciente pode ter múltiplas opiniões sobre o seu exame, o que pode ser benéfico em algumas situações.
As clínicas que atendem com telemedicina permitem a integração dos dados clínicos do paciente. Assim, os diferentes especialistas que aquele paciente consultar terão acesso a isso de forma totalmente segura.
Agora que você já sabe o que é telemedicina, é hora de procurar marcar a sua consulta! Aqui na Clínica São Paulo, atendemos diversas modalidades, sempre prezando por um serviço de excelência.
Atualmente, oferecemos serviços online de clínica geral, cardiologia, psiquiatria, endocrinologia e fisioterapia e RPG. Na hora da consulta, você só precisa ter uma boa conexão à internet e um computador, tablet ou celular em mãos.
Quer saber mais como fazer? Clique aqui e veja nosso passo a passo de como agendar sua consulta online!
Nova data: Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024.
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Esperamos você para acompanhar essa transmissão exclusiva em nosso Instagram. Será uma oportunidade única para conhecer mais sobre nossos serviços nos EUA e participar dessa nova fase da clínica.
Clique no link ao lado e não perca. Instagram da Clínica São Paulo: https://www.instagram.com/clinicaspmogi/
Nos vemos lá.