Existem vários tipos de tratamentos para quadros que afetam a saúde mental. Entre as alternativas, a acupuntura para ansiedade e depressão é uma que apresenta bons resultados, inclusive quando combinada a outros métodos.
Dessa forma, essa técnica milenar, que vem da medicina tradicional chinesa, tem sido cada vez mais aplicada com esse objetivo. Por isso, se você quer entender melhor como acupuntura para ansiedade e depressão pode ser uma via terapêutica, continue lendo!
Para começar, vamos falar um pouco mais sobre a acupuntura e a sua relação com o bem-estar. Em geral, há algumas décadas estudos científicos têm sido feitos, demonstrando que essa terapia de fato tem poder para diversos tratamentos de saúde.
Entre os principais meios de funcionamento da técnica, está o objetivo de reequilibrar os canais meridianos. Então, isso é feito a partir do entendimento de que o corpo possui algo chamado Qi, que é uma energia vital.
Ou seja, todos os nossos problemas de saúde, sejam eles físicos ou mentais, estariam relacionados a esse Qi. Assim sendo, quando a energia vital entra em desequilíbrio, surgem as enfermidades.
No entanto, se o corpo está em pleno funcionamento, a energia deve fluir naturalmente por meio dos canais meridianos. Neste caso, não haveria nenhum tipo de problema. Perceba, portanto, que alterações nos meridianos que gerariam o bloqueio do Qi.
Dito isso, qual seria afinal de contas o papel da acupuntura? Bom, é justamente desbloquear o que está ocasionando as alterações nos canais meridianos, liberando o fluxo da energia vital por todo o corpo.
Por isso, a ideia da acupuntura para ansiedade e depressão, assim como para qualquer outro problema, é de lidar com ele na fonte, onde há o desequilíbrio energético.
Alguns estudos científicos têm demonstrado que há de fato uma eficácia. Ainda que nem sempre a acupuntura para ansiedade e depressão é a única forma de tratamento, ela pode ser uma boa opção de tratamento auxiliar.
Contudo, vale a pena salientar que, para isso, é necessário procurar um profissional qualificado. Isso porque não são todos que são habilitados a realizar a acupuntura. Então, certifique-se de que você está se tratando com alguém experiente.
Pois bem, assim como falei acima, a acupuntura para ansiedade e depressão é possível sim. Dessa maneira, a técnica é válida não apenas para tratar problemas físicos (como dores), como muitos pensam, mas também desordens psíquicas.
Porém, como funciona nestas situações? Há que se ter algum tipo de cuidado especial? Na verdade, sim. É interessante que você já leve ao seu acupunturista algumas informações valiosas, como vamos falar agora.
Neste caso, entendemos que os transtornos mentais podem acometer de formas distintas. Assim, isso ocorre em especial se manifestando através de tipos de emoção diferentes. E, nisso, a depressão e a ansiedade variam.
Por isso, o mais indicado é começar avaliando quais são os sintomas que você tem. Além disso, se já tiver um diagnóstico (de um médico psiquiatra ou de um psicólogo), melhor ainda.
Por exemplo, pense no caso da depressão. É normal que, nela, tenhamos falta de autoconfiança, tristeza, humor sempre para baixo, etc. Neste caso, a energia que estaria desequilibrada seria no pulmão, e poderia ter impactos físicos também.
Já, no caso da ansiedade, os sentimentos são outros. Nestas situações, você provavelmente tem dificuldades para se controlar, pode ter alterações repentinas de humor, taquicardia, entre outros. Aqui, a energia a ser lidada seria na região do fígado, da testa ou do baço.
Além disso, pode impactar na variação das espessuras e dos comprimentos das agulhas, que dependem do que e onde será o tratamento. Ou seja, em quais canais meridianos serão inseridas para normalizar o fluxo da energia vital.
Por isso, quanto mais informações você souber dar ao terapeuta, melhor tende a ser o tratamento. Assim, ele saberá com mais precisão em quais pontos há o desequilíbrio no seu Qi, e como tratar.
Ainda que a acupuntura para ansiedade e depressão seja uma boa saída, não quer dizer que é a única. Na verdade, aliás, existem muitas outras. Então, quanto mais você conseguir agregar para melhorar a sua qualidade de vida, melhor será para o seu caso.
Primeiramente, saiba que a acupuntura não é uma substituta às outras terapias. Por isso, jamais interrompa os seus medicamentos por conta própria somente porque resolveu aderir a outro método.
Em vez disso, sempre faça tudo com a anuência do seu médico, em particular tratando com um psiquiatra. Ele saberá indicar as melhores formas de tratamento, e poderá dizer como a acupuntura para ansiedade e depressão complementará o seu tratamento.
Ou seja, não é só porque a medicina tradicional chinesa pode ser eficaz que devemos abandonar a medicina convencional. Pelo contrário, ambas podem se combinar e serem mais fortes juntas, trazendo mais benefícios ao paciente.
Outra forma de tratamento é com tratamentos com psicólogos, em psicoterapias. Também não as abandone, uma vez que são ótimas formas de tratar também. Hoje em dia, é até mesmo possível fazer uma consulta online, facilitando o acesso.
Para cuidar da sua saúde mental e marcar a sua consulta, venha conhecer a Clínica São Paulo!
Nova data: Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024.
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Esperamos você para acompanhar essa transmissão exclusiva em nosso Instagram. Será uma oportunidade única para conhecer mais sobre nossos serviços nos EUA e participar dessa nova fase da clínica.
Clique no link ao lado e não perca. Instagram da Clínica São Paulo: https://www.instagram.com/clinicaspmogi/
Nos vemos lá.