Em linhas gerais, um check-up médico é a realização periódica de exames clínicos, de imagem e laboratoriais. Dessa forma, eles servem para avaliar qual é o estado geral de saúde do paciente, além de diagnosticar precocemente alguma doença que possa estar silenciosa.
Note, portanto, que mesmo que você não esteja sentindo sintoma algum, o check-up médico pode ser importante para detectar uma possível enfermidade. Por isso, siga lendo para entender quando fazer e quais exames são mais comuns!
Primeiramente, vamos falar um pouco a respeito da frequência do check-up médico. Ou seja, a cada quanto tempo você deve fazer?
Pois bem, a resposta a essa pergunta depende de uma série de fatores. Em geral, é o médico especialista ou clínico geral que o acompanha quem irá definir a cada quanto tempo os exames de rotina devem ser feitos.
Por isso, o mais recomendável é sempre respeitar o que o seu médico indica. Isso porque é ele quem está a par do seu histórico pessoal e familiar e da sua saúde geral, que são os fatores mais levados em consideração.
Ainda assim, existem alguns padrões os quais normalmente são seguidos. Eles são segmentados em especial pela idade ou pela condição de saúde preexistente do paciente. Veja abaixo o que costuma ser feito:
Além disso, é importante salientar que existem especificidades. Por exemplo, no caso dos homens, os exames de diagnóstico do câncer de próstata devem ser realizados anualmente a partir dos 45 (com fator de risco) ou 50 anos (sem fator de risco).
Outros perfis de pacientes seguem também uma lógica própria. Assim funciona com as mulheres e seus exames próprios, com os fumantes, com quem tem doenças reumatológicas e assim por diante.
Agora que você já sabe quando realizar um check-up completo, é hora de avançar um pouco mais. Então, quais são os exames de rotina que o médico costuma solicitar? Os principais são os abaixo:
Por certo, esses são apenas alguns dos mais solicitados. Além deles, existem muitos outros que o especialista poderá pedir de acordo com o estado de saúde e o histórico do paciente.
Para um paciente com doença celíaca, por exemplo, são necessários os anticorpos que avaliam se ela está ativa no momento ou não. Para quem tem problemas nos ossos, pode ser requerida uma densitometria. E assim funciona com diversos outros problemas de saúde.
Já com relação à preparação para os exames, não há muito com o que se preocupar. Em geral, essa preparação é fácil e simples, de modo que não gera nenhum incômodo ao paciente.
No entanto, caso tenha dúvidas, o mais indicado é sempre entrar em contato com a clínica onde marcou os exames. Então, converse e pergunte quais são os cuidados que devem ser tomados e como funcionam os procedimentos. Nas suas perguntas, leve em consideração que alguns exigem jejum, restrição de atividades físicas, entre outros fatores.
Uma dúvida muito comum com quem está procurando fazer os exames de rotina é com relação ao profissional. Dessa maneira, muitos não sabem com um médico de qual especialidade devem agendar a sua avaliação.
Primeiramente, lembre-se de que a formação em medicina é complexa e dividida em áreas. Sendo assim, um médico especialista em um assunto pode saber muito sobre aquilo, mas nem tanto sobre outra área. Imagine um cardiologista.
Sobre o sistema cardiovascular, ele certamente possui grande conhecimento, mas não se pode dizer o mesmo sobre doenças neurológicas. Por isso, procure ter um especialista que é dedicado à área que você precisa.
Ou seja, se você tem doença celíaca, como mencionamos na seção anterior, procure um médico que atue na área. Não adianta buscar um que atenda em outra especialidade, porque ele não vai ter certeza de quais exames solicitar.
Portanto, temos uma primeira dica: se você já tem um problema de saúde, procure o especialista que atende a aquele problema. No entanto, e para quem não tem e quer apenas um check-up médico comum?
Bom, nestas situações, um clínico geral já será o suficiente. Assim, ao pedir e avaliar os seus exames, ele saberá como proceder e se a consulta com um especialista é necessária, dependendo do que for encontrado nos exames.
Para finalizar, saiba que existem riscos de adiar um check-up médico. Desse modo, lembre-se de que os exames de rotina existem por um motivo e que, ao não realizá-los, você está assumindo um risco desnecessário com a sua saúde.
Em síntese, são dois os maiores riscos:
Um grande problema em adiar os exames de rotina é não realizar o diagnóstico de uma doença em um tempo que facilite o tratamento. E lembre-se, aqui, de que nem todas as enfermidades apresentam sintomas em suas fases iniciais.
Portanto, se você tem indicação de que deve realizar um check-up médico regularmente, deve fazer dessa maneira. Este é o melhor caminho para evitar que seja diagnosticado somente quando for tarde demais para reverter o quadro.
Agora, digamos que você tem uma enfermidade e que já está tratando dela. No entanto, não vai ao médico e não realiza os seus exames de rotina. O que vai acontecer?
Neste caso, então, temos um outro problema, que é o agravamento da doença preexistente. Imagine um paciente diabético, mas que não acompanha. Sem os exames, o médico nunca saberá como está seu quadro, se o tratamento está funcionando e como a doença está agindo no seu corpo.
Mesmo durante a pandemia, o check-up completo pode ser importante. Basta utilizar máscara e medidas de proteção, como em qualquer outro local.
Conheça a Clínica São Paulo e agende seus exames! Realizamos uma série de exames e temos diversas opções de especialidades médicas, inclusive em telemedicina.
Nova data: Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024.
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Esperamos você para acompanhar essa transmissão exclusiva em nosso Instagram. Será uma oportunidade única para conhecer mais sobre nossos serviços nos EUA e participar dessa nova fase da clínica.
Clique no link ao lado e não perca. Instagram da Clínica São Paulo: https://www.instagram.com/clinicaspmogi/
Nos vemos lá.