Idade cronológica e biológica, você de fato sabe a sua? A cronológica é fácil, afinal não deixamos de soprar as velinhas todos os anos, pois ela é a data na qual nascemos. Agora, saber qual a nossa idade biológica não é tão simples assim. De certa forma ela é a mais importante, e depende da sua qualidade de vida adquirida no dia a dia.
A idade biológica é definida como a descrição do desenvolvimento de um indivíduo com base em biomarcadores. Um biomarcador é um evento celular ou molecular gravável. Olha para as pessoas como elas são, e não necessariamente conforme a data em que nasceram. Por exemplo, você pode ter 60 anos na idade cronológica e uma idade biológica de 40 anos.
Na maioria dos casos os seres humanos seguem a mesma via biológica mas, conforme o tempo passa, as pessoas da mesma idade cronológica podem apresentar diferentes estágios de envelhecimentos.
As razões para isso podem ser genéticas mas, principalmente, os hábitos alimentares e estilo de vida é que são a grande diferença. Por isso é tão importante você se conhecer para poder se prevenir.
É possível retardar ao máximo o processo de envelhecimento, que nada mais é, que a perda progressiva de reserva funcional associada a maior incidência de processos patológicos.
Saiba sua idade biológica por meio de exames
Idade Biológica
É possível avaliar a idade biológica por meio de um simples exame de sangue, chamado telomerase. Ele avalia os telômeros, a capinha em torno do cromossomo e é realizado uma média da idade celular que, posteriormente, é comparado com a idade cronológica.
O exame também é capaz de detectar possíveis doenças relacionadas ao envelhecimento que a pessoa tem predisposição de desenvolver, como diabetes e pressão alta.
Retarde o envelhecimento e tenha uma qualidade de vida melhor (e maior!).
Aqui na Clínica São Paulo, ainda não realizamos esse exame, mas fazemos a solicitação e encaminhamos para hospitais habilitados para a execução do procedimento.
Aqui listamos para você alguns cuidados que podem melhorar muito a sua idade biológica e atingir a longevidade de forma positiva.
Alimentação adequada: comer com qualidade, dando prioridade a frutas, legumes, verduras e fibras no cardápio diário.
Qualidade no sono: no momento do sono o organismo renova renova várias células.
Exposição à luz solar: por pelo menos 20-30 minutos, ajuda, entre outras funções, a estimular a produção de serotonina e vitamina D.
Cuidado com o intestino: é importante para que não haja um desequilíbrio comprometendo a absorção de nutrientes.
Fuja do sedentarismo e faça atividade física: não precisa virar um atleta de elite (mas caso queira estamos na torcida). Procure fazer caminhadas regulares. Temos ótimas dicas nesse artigo aqui.
Evite consumir bebidas alcóolicas.
Beba muita água
Faça o teste da elasticidade
teste de elasticidade da péle
Você sabia que a elasticidade da nossa pele também pode revelar a nossa idade biológica? Faça o seguinte:
Belisque a parte de cima da mão. Fique segurando por 10 segundos e depois solte. Observe quanto tempo leva para a pele voltar ao lugar sem deixar marcas.
Confira:
20 anos: se até um segundo
30 anos: se até dois segundos
40 anos: se até três segundos
50 anos: se até quatro segundos
60 anos ou mais: se cinco segundos ou mais.
Agende seus exames agora mesmo e garanta uma longevidade mais saudável e feliz.
Se preferir pode nos chamar pelo Whatsapp. É rápido e fácil. Teremos o maior prazer em falar com você.
4 Comments
Como proceder para fazer os exames todos ?
Olá, Cilço. Para mais informações sobre consultas e exames, por gentileza, entrar em contato com nossa equipe no WhatsApp (11) 94197-9206 ou telefones 48472314, 47982522 ou 26027500, Obrigada!
Vocês fazem exame de telomerase?
Não fazemos, Bela.