Hoje em dia, sabemos que todos devemos cuidar da nossa saúde. Quando começam a aparecer sinais e sintomas de que há algo errado com o corpo, o ideal é procurar auxílio médico. Até mesmo um infarto fulminante em jovens pode acontecer, ao contrário do que muitos pensam.
Dessa forma, engana-se quem pensa que esse tipo de problema de saúde ocorre somente com idosos. Na verdade, pode acontecer com jovens e adultos de até 40 anos de uma forma muito mais recorrente do que você provavelmente imagina. Leia para entender!
Antes de falarmos sobre o infarto fulminante em jovens, é necessário que você entenda de forma geral o que significa isso. Ou seja, o que é um infarto fulminante? Em que situações ele pode acontecer?
Bom, o infarto fulminante em geral acontece pela falta de oxigênio no organismo, que costuma ocorrer quando as artérias estão entupidas e o sangue não consegue chegar até onde deveria, no tecido cardíaco.
Dessa forma, infelizmente a mortalidade nesses tipos de casos é bastante elevada, e em boa parte das vezes o paciente já chega ao hospital sem vidas. Portanto, o atendimento imediato é muito importante nessas situações.
Assim como falei antes, ele acontece quando, de repente, o fluxo sanguíneo para o coração é bloqueado. Mas por que isso acontece?
Entre as principais causas, temos algumas mais importantes. Algumas alterações genéticas, que tenham doenças cardiovasculares preexistentes, sedentarismo, estresse, colesterol alto, tabagismo, obesidade, diabetes e hipertensão são exemplos de fatores de risco.
Já, com relação aos sintomas, também há alguns mais importantes para identificar. Assim, entre eles está a dor no peito, a sensação de falta de ar. Os sintomas são iguais aos do infarto que provavelmente você já conhece.
Bom, mas por que o infarto fulminante em jovens é uma realidade? Por que não apenas em pessoas de mais idade? Assim como talvez você já tenha notado, algumas pistas estão já na seção anterior, quando falamos das causas e fatores de risco.
É sim verdade que uma pessoa jovem ou adulta menor de 40 anos pode ter um quadro desses. Então, para entender isso, vamos começar a pensar no porquê.
Primeiramente, pense no fator genético. As alterações genéticas que levam ao infarto fulminante são aquelas que podem ocasionar arritmias graves ou alterações nos vasos sanguíneos.
Então, note que indivíduos que tenham essas modificações genéticas já possuem mais chances do que as demais. Além disso, porém, existem outros fatores, esses relacionados em especial à rotina e aos hábitos.
Infelizmente, hoje em dia muitas pessoas não cuidam dos seus hábitos, mesmo com tanta informação. Dessa maneira, muitos têm uma alimentação inadequada, são tabagistas, sedentários, entre tantos outros problemas.
E, assim como falamos na seção anterior, tudo isso pode levar a um aumento nas chances de ter um infarto fulminante, inclusive em indivíduos jovens. Pensando somente na alimentação, por exemplo, ela pode aumentar o colesterol, levar à diabetes, à obesidade entre outros problemas – todos relacionados a esse quadro.
Ademais, outra questão muito importante está vinculada à rotina e à forma de conduzir a vida. Seja por trabalho ou estudo, muitos têm um dia a dia bastante pesado, com uma carga de estresse e ansiedade muito alta envolvida. Isso também pode acabar aumentando os riscos.
Prevenir o infarto fulminante em jovens ou em qualquer indivíduo é sempre a melhor ideia. Isso porque, como foi dito antes, uma taxa elevadíssima de pacientes acaba indo a óbito, muitas vezes até antes de conseguir ter atendimento médico.
Então, para a prevenção, o principal é ter hábitos de vidas saudáveis. Portanto, tenha uma reeducação alimentar, evite hábitos nocivos (como tabagismo e sedentarismo), faça exercícios físicos regulares, etc.
Em relação à comida, por exemplo, o ideal é consumir mais verduras, legumes, frutas, carnes magras, entre outros. Já, sobre os exercícios, o indicado é pelo menos 150 minutos por semana. Você pode, por exemplo, intervalar e caminhar 30 minutos por dia, 5 dias por semana.
Além disso, um check-up médico, com uma consulta com cardiologista, também pode ser interessante. Assim, o médico irá avaliar o seu quadro e, se necessário, irá solicitar alguns exames para verificar o estado do seu coração.
Deseja avaliar o seu estado de saúde? Venha conhecer a Clínica São Paulo!
Nova data: Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024.
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Esperamos você para acompanhar essa transmissão exclusiva em nosso Instagram. Será uma oportunidade única para conhecer mais sobre nossos serviços nos EUA e participar dessa nova fase da clínica.
Clique no link ao lado e não perca. Instagram da Clínica São Paulo: https://www.instagram.com/clinicaspmogi/
Nos vemos lá.