Quando falamos em preparo para exames, sempre há uma preocupação com relação às recomendações de preparo. Afinal, o jejum para exames é necessário em quais casos? Qual é a preparação certa?
Entre os grandes mitos, está o de que qualquer exame de sangue requer o jejum como parte do preparo, por exemplo. Como você vai ver aqui hoje, na maioria dos casos isso não é necessário. Continue lendo para entender!
Primeiramente, vamos falar um pouco mais a respeito do jejum para exames de sangue, que é talvez o tema que mais gera dúvidas. Assim como mencionei na introdução, na maioria dos casos não é necessário ficar sem comer antes dele.
Para isso, é necessário entender um pouco melhor a respeito das características dos exames. Primeiramente, então, saiba que o sangue é composto de diversas partes, entre as quais se destacam o plasma, os glóbulos vermelhos, os glóbulos brancos e as plaquetas.
Na hora da coleta do material, o sangue é coletado em sua totalidade, envolvendo todos esses elementos. No entanto, nem sempre é preciso analisar todos eles, a depender da solicitação do médico.
Digamos, por exemplo, que o pedido foi para examinar a sua glicose. Neste caso, portanto, o que será analisado será uma parte do plasma, que é o que compõe o soro. Desse modo, o restante será descartado.
Por isso, inclusive, que há uma separação por tubos no momento da coleta. Isso facilita a organização do laboratório e identifica os tipos de exames que serão feitos.
Ou seja, em outras palavras, nem todo exame de sangue é igual e serve para a mesma finalidade. Por isso, a exigência de jejum como existia antigamente não é mais praticada para a maioria deles hoje em dia.
Essa mudança ocorreu por conta da evolução científica que permitiu novos parâmetros para os exames. Como resultado, alguns testes, como o de colesterol, que antes se exigia 12 horas, agora não precisa mais.
Ainda assim, porém, em algumas situações o jejum para exames continua sendo necessário. É o caso da glicemia, sobre a qual falamos antes, que o médico irá determinar se quer a amostra com ou sem o jejum.
Pois bem, agora imagine que você vai fazer um exame que precisa de jejum. É relativamente comum acontecerem casos em que as pessoas interpretam errado o preparo ou esquecem de fazê-lo adequadamente.
Pois então, qual o problema disso? Na verdade, isso vai ocasionar em alterações nos resultados. Caso tenha sido solicitado o jejum para o exame, é porque as referências de comparação são nestes parâmetros.
Ou seja, para chegar ao resultado final, compara-se o seu resultado ao que é esperado em jejum, porque são parâmetros mais seguros para aquele exame. E, dependendo do que você comer, pode ser prejudicial.
Pense agora em alguém que vai fazer o exame de glicemia em jejum, nosso exemplo de antes. Se esse indivíduo tomar café antes de ir para o laboratório, o açúcar deste alimento já estará na corrente sanguínea, o que vai resultar num resultado bem diferente do que seria em jejum.
Sendo assim, quando o resultado sair e esse paciente voltar ao médico, a interpretação do especialista não será a correta. E isso vai acontecer não porque ele está fazendo algo errado, mas sim porque o paciente não seguiu as indicações corretas.
Ou seja, pode ser feita toda uma confusão no diagnóstico por conta de um simples erro. Dessa maneira, não seguir os protocolos indicados pode levar a situações como a de falsos positivos ou falsos negativos.
Em geral, ainda será necessário que você refaça o exame, agora seguindo o preparo ideal. Isto é, além de tudo você ainda terá de voltar para refazer.
Portanto, perceba que o jejum para exames tem um motivo. Se você se esqueceu ou não o fez, ligue para a clínica e converse sobre isso. Talvez ainda seja possível fazer, dependendo do caso, ou então será necessário reagendar.
Agora, você sabe quais são os tipos de exames de sangue e quando o jejum é indicado no preparo? Embora isso possa variar de acordo com o laboratório, existem alguns parâmetros gerais que servem como padrão.
Portanto, veja abaixo o que é o mais comum:
Desse modo, note que a grande maioria dos mencionados acima, que estão entre os mais comuns, não precisa de jejum. Ainda assim, atente-se para as orientações do médico e do laboratório.
Agora que você já sabe como funciona o jejum para exames de sangue, venha marcar o seu com a Clínica São Paulo!
Nova data: Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024.
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Esperamos você para acompanhar essa transmissão exclusiva em nosso Instagram. Será uma oportunidade única para conhecer mais sobre nossos serviços nos EUA e participar dessa nova fase da clínica.
Clique no link ao lado e não perca. Instagram da Clínica São Paulo: https://www.instagram.com/clinicaspmogi/
Nos vemos lá.