Nesse novembro azul, mês dedicado à prevenção do câncer de próstata, é importante reforçar os cuidados com a saúde masculina. Embora este seja um tipo de câncer muito comum entre os brasileiros, ainda existe muito tabu em torno do tema.
Por isso, para saber se prevenir da maneira correta, é importante tomar certos cuidados e fazer seus exames de rotina, como os de sangue. Então, para que você entenda melhor sobre esse tema, preparamos esta publicação. Acompanhe!
Para começar, saiba que o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os brasileiros do sexo masculino, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Dessa maneira, há cerca de 70 mil novos casos ao ano.
Além disso, embora a mortalidade não seja tão elevada quanto em outros tipos de câncer, ainda é considerável. Estima-se, também, que esta seja a causa de óbito de quase 30% da população masculina que desenvolve algum tipo de neoplasia maligna.
Ainda de acordo com os dados do Inca, a cada 38 minutos um homem morre no Brasil em decorrência dessa doença. Ou seja, é algo que devemos levar em consideração e que deve ser tratado de forma séria.
A próstata é uma glândula relacionada ao sistema reprodutor masculino, que fica abaixo da bexiga. Ela está relacionada à produção do esperma, junto com as vesículas seminais.
Com relação ao câncer nela, há uma incidência maior em pacientes que tenham mais de 45 anos. Por isso, os exames preventivos são indicados a partir dessa idade. Abaixo dos 40, a incidência é muito rara.
Dito isso, apesar de sua evolução em geral não ser tão rápida, essa é uma doença que pode matar, como vimos acima. Portanto, é dever de todo homem saber e estar em dia com os exames preventivos, sem qualquer tipo de preconceito.
Infelizmente, muitas percepções equivocadas prejudicam o diagnóstico. Dessa maneira, alguns homens se negam a fazer os exames de toque retal, por exemplo, por preconceito.
No entanto, conviver com a doença é muito pior. Ela causa uma série de sintomas que prejudicam a qualidade de vida, como veremos na próxima seção. Ademais, quanto antes for detectado, melhor é o prognóstico. Por isso, o novembro azul foi instituído como marco de conscientização, alinhado ao dia do câncer de próstata, 17/11.
Algo que prejudica o diagnóstico de câncer de próstata é que, em sua fase inicial, ele não costuma apresentar sintomas. Desse modo, sinais nesta fase acontecem em apenas 5% dos casos, de acordo com estimativas.
Já, quando começam a aparecer os sintomas, em geral é porque se está numa fase avançada, o que gera problemas e prejudica as chances de tratamento. Além disso, esses sinais podem ser similares ao do crescimento benigno da próstata (a chamada hiperplasia prostática benigna), o que também pode gerar dificuldade no diagnóstico.
Ainda assim, saiba que os principais sintomas do câncer de próstata são os seguintes:
Para garantir a cura, a única maneira é o diagnóstico precoce. Por isso que o novembro azul e a conscientização a respeito dos exames preventivos são tão importantes. É somente dessa forma que podemos vencer o câncer de próstata.
Portanto, a partir dos 45 anos, todo homem com fatores de risco deve fazer exames, como os que vamos indicar na próxima seção. Já, a partir dos 50, aqueles que não possuem fatores de risco devem fazer o mesmo.
A partir disso, caso haja diagnóstico positivo, o médico irá escolher a melhor forma de tratamento. Assim, este tratamento pode variar de acordo com alguns fatores, como a saúde geral do paciente, o estadiamento da doença e a expectativa de vida.
Desse modo, por exemplo, caso o tumor seja pouco agressivo, uma opção pode ser a chamada vigilância ativa. Nela, como indica o nome, há o monitoramento periódico da evolução do tumor com exames, sendo a intervenção uma hipótese apenas caso ele progrida.
Assim como vimos até aqui, o novembro azul é uma forma de conscientizar o homem e combater o preconceito. Dessa forma, ele traz resultados positivos quando o assunto é saúde masculina e câncer de próstata.
Além disso, como também já falei, a única forma de cura é decorrente do diagnóstico em fase precoce. Por essa razão os exames periódicos de rotina são tão importantes.
Tenha em mente que os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças. Desse modo, o médico deverá solicitar alguns que vão além do de próstata, para avaliar a saúde geral do paciente.
Então, entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde deve-se fazer exames de sangue como os seguintes:
Lembre-se, ainda, que às vezes um simples exame de sangue como o PSA total e livre é capaz de detectar o câncer de próstata e prevenir complicações. Ou seja, ele é um importante aliado no diagnóstico da doença.
Para fazer seus exames de sangue com a Clínica São Paulo, clique aqui e faça seu agendamento online!
Nova data: Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024.
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Esperamos você para acompanhar essa transmissão exclusiva em nosso Instagram. Será uma oportunidade única para conhecer mais sobre nossos serviços nos EUA e participar dessa nova fase da clínica.
Clique no link ao lado e não perca. Instagram da Clínica São Paulo: https://www.instagram.com/clinicaspmogi/
Nos vemos lá.