A proximidade de algumas datas comemorativas, como o Carnaval e as festas de fim de ano, acende a “luz amarela” nos hospitais e pronto atendimentos. E o motivo é bem conhecido: o exagero no consumo de bebidas alcoólicas, sobretudo entre os jovens.
Mesmo que não haja eventos programados – neste ano, por conta da pandemia, foram cancelados desfiles e blocos de rua por todo o Brasil – as pessoas ficam de folga e acabam abusando do álcool.
E esse abuso causa diversos problemas de saúde e sociais, entre eles acidentes e agressões dentro e fora de casa. No caso da saúde, muitos órgãos são afetados com o consumo excessivo e frequente de bebidas alcoólicas, como o fígado, além de que o uso excessivo pode aumentar o risco de alguns tipos de câncer.
A bebida consumida em excesso, com muita frequência ou vários tipos combinados, pode prejudicar as enzimas cardíacas deixando o músculo fraco.
E, com o coração sem força para bombear o sangue para o corpo a pessoa pode ter dificuldades para respirar, inchaço nas pernas e até mesmo uma parada cardíaca. A Sociedade Brasileira de Cardiologia de Santa Catarina alerta que, cada vez mais, os jovens têm sofrido com os problemas causados pelo consumo de álcool.
E quando a jovem é do sexo feminino há ainda outros problemas, uma vez que consumir qualquer tipo e qualquer quantidade de bebida alcoólica durante a gravidez traz sérios riscos para o bebê.
Caso o consumo de álcool seja combinado com má alimentação, uso de entorpecentes e sedentarismo, por exemplo, os efeitos nocivos para a saúde podem ser ainda mais graves e aparecer com mais rapidez.
Há também estudos analisando os benefícios do consumo da bebida alcoólica. De acordo com informações da SBC-SC há evidências de que o consumo leve ou moderado de bebida alcoólica pode proteger as artérias do coração.
O resultado é a diminuição entre 30 e 50% das obstruções que levam a várias doenças. Isso em adultos de meia idade e do sexo masculino. Há muitos estudos e teses que destacam os benefícios do vinho, por exemplo, na saúde do coração.
Porém, mesmo que os estudos confirmem essas teses, não basta consumir a quantidade indicada para ter um coração saudável. É preciso combinar com uma vida equilibrada e prevenção.
Ter uma vida mais equilibrada, com a prática de exercícios físicos, alimentação saudável, cuidados com a saúde mental e evitar o consumo frequente e exagerado de álcool, são fundamentais para a boa saúde do coração.
Mesmo assim, é preciso ter uma rotina preventiva para a saúde, com check-up anual completo. Consultar o seu cardiologista é essencial para identificar se há problemas genéticos ou causados pelo seu estilo de vida e, assim, indicar o tratamento ideal.
Aqui na Clínica São Paulo, temos toda a estrutura necessária para o check-up cardiológico – consulta, exames laboratoriais, eletrocardiograma e acompanhamento dos resultados. Os horários de atendimento são ampliados e há possibilidade de consultas em domicílio e coleta de exames por drive-thru.
Caso você esteja fora de Mogi das Cruzes ou mesmo morando em outros países, a CSP realiza consultas online por meio de telemedicina.
Não deixe de cuidar do seu coração, faça um check-up cardiológico na Clínica São Paulo.
Gostou desse conteúdo, compartilhe com todos os amigos que gostam de dar uma abusada no consumo de álcool em épocas de feriados!
Deseja avaliar o seu estado de saúde? Venha conhecer a Clínica São Paulo!
Nova data: Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024.
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Esperamos você para acompanhar essa transmissão exclusiva em nosso Instagram. Será uma oportunidade única para conhecer mais sobre nossos serviços nos EUA e participar dessa nova fase da clínica.
Clique no link ao lado e não perca. Instagram da Clínica São Paulo: https://www.instagram.com/clinicaspmogi/
Nos vemos lá.