Problemas na tireoide podem levar ao aumento de peso e cansaço. Distúrbios da tireoide podem afetar a qualidade de vida, trazendo alterações como ganho ou perda de peso, cansaço e, até mesmo, depressão. Mas para avaliar se alguns desses sinais ou sintomas são causados por uma disfunção da tireoide é necessário realizar exames como avaliação do TSH, que pode ser realizada na Clínica São Paulo. A tireoide garante o bom funcionamento de vários órgãos, como coração, fígado, rins e ovários, pois produz os hormônios denominados triiodotironina (T3) e tiroxina (T4), que são como combustíveis das células do nosso organismo.
Mudanças em diferentes sistemas do organismo podem ter um único motivo: a alteração na produção dos hormônios da tireoide. A falta ou o excesso de produção da T3 e T4 podem fazer com que a tireoide produza esses hormônios em excesso ou em quantidade insuficiente, causando o hipotireoidismo ou hipertireoidismo. Entre os sintomas do hipertireoidismo os principais são, no caso da Doença de Graves, aumento dos batimentos cardíacos, suor excessivo, tremor de extremidades, perda de peso (mesmo, às vezes, com aumento de apetite), intestino solto, alterações menstruais, fraqueza, queda de cabelo, insônia e ansiedade. Estes podem ser sinais do excesso de hormônios da tireoide. Além disso, a doença pode afetar também globo ocular, levando ao aparecimento de olhos saltados, que doem quando movimentados, ficam vermelhos, lacrimejando e com desconforto quando expostos à luz.
Já o hipotireoidismo se desenvolve quando há uma queda na produção dos hormônios da tireoide T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina). Muitas vezes, o hipotireoidismo é causado por uma inflamação conhecida como “Tireoidite de Hashimoto”, relacionada à falta ou ao excesso de iodo na dieta. A doença também ocorre após cirurgia de retirada da tireoide, após tratamento com iodo radioativo ou com radioterapia na região do pescoço. De acordo com o Instituto da Tireoide, uma em cada 10 mulheres com mais de 65 anos apresenta sinais de hipotireoidismo. São eles: depressão, cansaço, diminuição dos batimentos cardíacos, intestino preso, menstruação irregular, falhas de memória, dores musculares, pele seca, queda de cabelo, ganho de peso (por retenção de líquidos) e aumento de colesterol no sangue. O hipotireoidismo é tratado com reposição hormonal, feita por meio de medicação oral diária.
Algumas consequências que causam dúvida em relação ao hipotireoidismo são, por exemplo, a depressão. Tanto a depressão quanto a ansiedade podem indicar um possível caso de distúrbio na tireoide. Ambas as condições devem ser levadas a sério, e a ajuda médica é importante para definir o melhor tratamento para cada situação. Outra dúvida muito comum é em relação a irritação. Alguém que se irrita facilmente com as pessoas ou pequenas coisas sem motivo, tem dificuldade para lembrar das coisas, focar em uma tarefa ou pensar em várias coisas ao mesmo tempo, pode estar com distúrbios da tireoide, seja o hipotireoidismo ou hipertireoidismo.
As alterações hormonais são sentidas pelo organismo apresentando sintomas que você mesmo pode identificar. Apesar de ser do tamanho de uma noz, a tireoide desempenha funções vitais. Fique atento aos sintomas de mau funcionamento e, em caso de qualquer suspeita, não postergue sua visita ao endocrinologista! Conte com a Clínica São Paulo para regularização hormonal! Agende já uma consulta com um endócrino.
Nova data: Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024.
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Esperamos você para acompanhar essa transmissão exclusiva em nosso Instagram. Será uma oportunidade única para conhecer mais sobre nossos serviços nos EUA e participar dessa nova fase da clínica.
Clique no link ao lado e não perca. Instagram da Clínica São Paulo: https://www.instagram.com/clinicaspmogi/
Nos vemos lá.