As celebrações de final de ano são momentos importantes na vida da maioria de nós. Afinal são nesses encontros que celebramos o término de um novo ciclo e o começo de outro e ainda as nossas conquistas. Além de ser uma oportunidade de passar um precioso tempo com os que amamos.
Porém, junto com as festas normalmente vem os excessos, como muita comida e bebida. E, um outro fator de risco menos conhecido e discutido: as fortes emoções. Pois é, as emoções!
Você já ouviu falar na síndrome de Takotsubo?
Apesar de ser rara, ela existe e acomete principalmente mulheres. A síndrome é desencadeada por momentos de fortes emoções como um encontro com familiares amados que não vemos há muito tempo.
Ao ser acometida pela síndrome, a pessoa passa por uma momentânea fraqueza nos músculos do coração que, por sua vez, leva a uma deformação do ventrículo esquerdo, causando consequências como fortes dores no peito, súbita perda de fôlego, AVC, alterações da pressão, infartos e em casos mais extremos, até a morte.
Um estudo recente realizado na universidade de Zurique analisou dados de mais de mil pacientes que sofrem com a síndrome e constataram que, em torno de, um terço deles, sofreram os efeitos da síndrome depois de alguma forte emoção, tanto envolvendo tristezas como alegrias.
Essa síndrome antigamente, inclusive, tinha outro nome. Ela era chamada de síndrome do coração partido, mas nesta primeira abordagem, os especialistas associavam a condição apenas a situações de trauma ou profunda tristeza.
Mas como lidar com um problema que pode aparecer tão repentinamente?
Aqui na Clínica São Paulo, sempre destacamos a importância de se manter o check-up cardiológico em dia.
Dessa forma, podemos evitar problemas como obesidade, excesso de colesterol, sedentarismo e hipertensão, que são fatores que precisam ser constantemente monitorados.
Até porque quando associados com uma síndrome como a de Takotsubo podem aumentar muito a possibilidade de uma fatalidade. Além disso, é sempre importante ter uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos e cuidar da saúde mental.
Aqui na CSP, inclusive, contamos com um dos mais renomados cardiologistas do Alto Tietê, o DR. Marcos Molina, que é diretor clínico de eletrocardiologia no instituto do coração (InCor/USP) e especializado em cardiologia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia.
E assim, com toda qualificação e experiência, é possível, com acompanhamento, identificar qualquer problema que possa acometer nossos pacientes. Portanto, não deixe de agendar sua consulta na Clínica São Paulo. Consulta, exames e diagnóstico, tudo em um só lugar.
Tudo para você não deixar de lado seu bem mais precioso: sua saúde.
Compartilhe esse conteúdo com quem precisa!
Conheça também nosso Instagram!
Nova data: Sexta-feira, 11 de Outubro de 2024.
Horário: 20h30 (horário de Brasília)
Esperamos você para acompanhar essa transmissão exclusiva em nosso Instagram. Será uma oportunidade única para conhecer mais sobre nossos serviços nos EUA e participar dessa nova fase da clínica.
Clique no link ao lado e não perca. Instagram da Clínica São Paulo: https://www.instagram.com/clinicaspmogi/
Nos vemos lá.
2 Comments
Queria saber o custo deste tratamento.
Para informações sobre convênios e valores, por gentileza, entrar em contato com nossa equipe no WhatsApp (11) 94197-9206 ou telefones 48472314, 47982522 ou 26027500, Obrigada!